Pular para o conteúdo principal

Engatar a ré com o carro em movimento

Há algumas décadas os câmbios automáticos possuem sistema de salvaguarda, seja mecânico ou elétrico, que evita que a ré seja acionada com o carro em movimento. A grande maioria dos carros com câmbio automático têm trava que evita que a alavanca corra para “R” ou “P” acidentalmente.

Já em carros com câmbio manual não chega a ser impossível engatar a ré com o carro em movimento, mas você precisa estar realmente disposto a moer anéis e engrenagens da transmissão do seu carro. Dentro do câmbio, há uma árvore que recebe o movimento do motor com a engrenagem para a ré e uma outra árvore que envia o movimento para as rodas. Ao engatar a ré, uma engrenagem conecta as duas árvores e o carro inverte seu sentido.

No entanto, com o carro em movimento a engrenagem tentará acoplar uma das árvores ainda em movimento. Você ouvirá e sentirá na alavanca as engrenagens arranhando, sendo suficiente para que desista de fazer isso. Mas, dependendo do câmbio, pode ser possível que haja acoplamento ao forçar a alavanca. E aí as engrenagens do câmbio serão reduzidas a limalha de aço.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A maçã é mais eficiente que o café para se manter acordado

Apesar de lembrarmos do café quando precisamos nos manter acordados, a maçã tem o mesmo efeito e até melhor porque dura mais tempo! A maçã combate a sonolência durante mais tempo do que o café! Podemos dizer que as maçãs são excelentes fornecedoras de fibras, tanto insolúveis (na casca) quanto solúveis, nomeadas pectinas. São muito pobres em gordura e equilibradas em frutose. Têm uma grande riqueza em vitaminas, sais minerais, substâncias antioxidantes e fito nutrientes.  A maçã não contém cafeína, mas tem energia dos hidratos de carbono que são o suficiente para um início rápido! Cerca de metade da maçã é composta de açucares naturais. Um dos açucares acorda logo, a outra metade demora mais tempo a digerir então fornece energia estável por um período maior de que um copo de café com açúcar!  Estas características tornam a maçã um energético natural, melhor que o café, como também um dos alimentos mais importantes para uma alimentação saudável. O seu consumo regul...

Os golfinhos dormem com um olho aberto

Os golfinhos precisam estar semi-conscientes durante o descanso para respirarem. Como esses mamíferos possuem respiração pulmonar, fazem constantemente a hematose a partir do oxigênio presente na atmosfera. Esta necessidade os obriga a subir regularmente à superfície, caso contrário, morreriam sufocados. Enquanto um hemisfério cerebral do golfinho se mantém consciente o outro fica inconsciente. O mesmo acontece com os olhos do golfinho, alternando a cada hora o descanso das pupilas. Em média, os golfinhos dormem neste estado “semi-vigilante”, 8 horas por dia, nadando lentamente e subindo de vez em quando à superfície para respirarem.